Agenocim - Impermeabilizantes e Aditivos

Dicas sobre aditivos para concretos e argamassas.

O desempenho de um aditivo está diretamente ligado a sua correta utilização, por esse motivo o profissional deve se informar corretamente de qual aditivo específico deve utilizar para cada caso, seguindo sempre as instruções contidas no rótulo de cada produto.

Definição de aditivo
Aditivos são produtos químicos, usados na composição do concreto e/ou argamassa, adicionados à massa imediatamente antes ou durante a mistura, com o objetivo de melhorar as suas características tanto no estado fresco como no estado endurecido.
Segundo a NBR 11768, aditivo é o produto adicionado durante o processo de preparação do concreto, em quantidade não maior que 5 % da massa de material cimentício contida no mesmo, com o objetivo de modificar suas propriedades no estado fresco e/ou no estado endurecido. Para o caso de concreto projetado, a dosagem pode ser superior a 5%.
Os aditivos químicos atuam freqüentemente nas propriedades reológicas do concreto e alteram as reações de hidratação do cimento: melhoram a trabalhabilidade, modificam a viscosidade, atuam na retenção de água, aceleram ou retardam o tempo de pega, controlam o desenvolvimento de resistências mecânicas, intensificam a resistência à ação do congelamento, diminuem a fissuração térmica, atenuam as conseqüências do ataque por sulfatos, reação álcali-agregado e corrosão de armadura, entre outras propriedades.
A efetividade de cada aditivo pode variar dependendo de sua concentração no concreto, tipo de material
cimentício, temperatura ambiente e dos materiais constituintes do concreto, energia de mistura, tempo de adição e variação dos constituintes dos mesmos. Além do efeito principal, os aditivos podem apresentar algum efeito secundário, modificando certas propriedades no concreto.

Voltar à página anterior!